Busca no Blog

Carregando...

segunda-feira, 11 de junho de 2007

A queima do xiquexique para alimentação dos animais na seca I




A foto


Nesta foto podemos observar um agricultor queimando uma planta de xiquexique para alimentar os animais na seca. A fotografia foi obtida na caatinga do município de Curaçá, BA em outubro de 2005.


O fato


O xiquexique é da Família das Cactaceaes, do Gênero: Pilosocereus e da Espécie: Pilosocereus gounellei. É uma planta arbustiva de ampla distribuição em toda região semi-árida do Nordeste. Seu porte apresenta variação de 2,5 a 3,7 m de altura, com copa medindo de 1,5 a 4,5 m. Os frutos são bagas arredondadas, achatadas vermelho-escuro com 5 a 6 cm de comprimento e 6 a 6,5 cm de diâmetro com 25,3 a 97,4 g. Os frutos do xiquexique são bastante consumidos por animais silvestres, principalmente os pássaros. Esta planta tem apresentado um bom desenvolvimento em áreas de solos degradados e de irregularidades na distribuição das chuvas. Em muitas comunidades da região semi-árida do Nordeste, o xiquexique é uma das alternativas utilizadas pelos agricultores para alimentação dos animais na seca. Todavia, a forma que os agricultores adotam para utilização do xiquexique, que consiste da queima dos espinhos com as plantas no campo, tem provocado a morte de muitas plantas e possivelmente poderá leva-lo a extinção.

Um comentário:

Rodrigo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.