Busca no Blog

domingo, 1 de julho de 2007

As fores da caatinga II


A foto

Nesta foto podemos observar uma bela flor Habranthus sylvaticus no solo da caatinga. A fotografia foi obtida no dia 7 de novembro de 2002 na caatinga do município de Petrolina, PE, logo após uma chuva.

O fato

O Habranthus sylvaticus é um gênero da família Amaryllidaceae com espécies que ocorre da América Central e América do Sul, estendendo-se do sul América do Norte. Suas flores são chamados de lírios chuva. Após o período de seca que ocorrem na caatinga, as primeiras chuvas contribuem para o surgimento de uma diversidade enorme de flores. São flores, principalmente das plantas do estrato herbáceo que apresentam como características a emissão inicial de suas flores. Parece inacreditável que de uma caatinga seca, quase morta, surjam flores tão belas. É um espetáculo de cores e formas em todos os recantos do sertão que desperta com as chuvas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fui para Buíque recentemente e também fiquei surpreso com a diversidade que a natureza tem para oferecer!

Unknown disse...

Boa noite, como se cultiva ela em vaso?
Obrigada

Unknown disse...

Boa noite, como cultivá-la em vaso?
Obrigada!!

Fatos e fotos da caatinga disse...

Boa noite Aline, essas plantas são muito difíceis de serem cultivadas, visto que sua floração é muito rápida e as sementes são frágeis. Como elas só florescem poucas vezes no ano, logo após as chuvas, você teria que colher as sementes na caatinga e plantar imediatamente.