Busca no Blog

Carregando...

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Influência da irrigação na fenologia do imbuzeiro

A foto

Nesta fotografia, podemos observar uma planta de imbuzeiro com bastante folhas verde e outra ainda em dormência vegetativa. A foto foi obtida no dia 01 de novembro de 2007 no Campo Experimental da Caatinga na Embrapa Semi-Árido em Petrolina, PE.

O fato

Tradicionalmente, a fenologia reprodutiva do imbuzeiro ocorre no período de agosto a novembro, quando as ocorrências de precipitações na região semi-árida é muita rara. Todavia, as reservas nutritivas do imbuzeiro nos xilopódios, garantem a sobrevivência da planta e a produção de frutos. Após alguns anos de pesquisa e observações, realizamos estudos com o objetivo de avaliar a aplicação de irrigação suplementar no imbuzeiro, visando uma maior produção de frutos e a antecipação da safra. Os resultados obtidos já demonstraram que pode-se obter uma elevação significativa na produtividade das plantas, como também na antecipação da safra. Este ano, no dia 01 de novembro, já colhemos frutos maduros nas plantas irrigadas. Nas plantas que não receberam irrigação suplementar, a safra terá início, provavelmente na primeira quinzena de janeiro.

2 comentários:

CresceNet disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Notebooks disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Notebook, I hope you enjoy. The address is http://notebooks-brasil.blogspot.com. A hug.