Busca no Blog

Carregando...

domingo, 18 de janeiro de 2009

Carro pipa é uma alternativa ou solução para falta de água no semi-árido nordestino!


A foto
Nesta fotografia podemos observar um carro pipa abastecendo uma cisterna. A fotografia foi obtida no dia 26 de setembro de 2008 na Comunidade de Barreiro no município de Petrolina, PE.
O fato
A eficiência das cisternas rurais no armazenamento de água de chuva na região semi-árida do Nordeste é um fato inquestionável. Contudo a existência de residências que possuem cisternas e não acumulam água das chuvas é um fato questionável. Todavia, em muitas residências do semi-árido, os agricultores ainda dependem dos carros pipas para o fornecimento de água para o consumo durante todo o ano. Embora as chuvas que caem na região sejam considerada pouca, isto é, 350 a 500 mm no ano, concentrada em 3 a 4 meses, porém se essa água fosse armazenada nas cisternas, daria para uma família de até 5 pessoas utilizar para consumo durante todo o ano. Agora, se os carros pipas não aparecessem, será que os agricultores investiriam nas calhas para captar água de chuva?

Um comentário:

alerts disse...

It seems different countries, different cultures, we really can decide things in the same understanding of the difference!
nike shoes