Busca no Blog

terça-feira, 15 de maio de 2012

O consumo de folhas da favela pelos caprinos no Sertão



As fotos

Nestas fotografias, podemos observar caprinos consumindo folhas de plantas da caatinga. As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE.






Os fatos

A favela (Cnidoscolus phyllacanthus (Muell. Arg.) Pax. Et K. Hoffman) é uma forrageira nativa das caatingas do Nordeste de maior importância na alimentação dos animais. Sua distribuição geográfica ocorre nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. No período que vai do final do outono ao início do inverno, as folhas da favela amadurece e caem ao chão, sendo consumidas pelos animais. Os animais consomem também as folhas verdes e os brotos da faveleira. No período de frutificação seus frutos são bastante consumidos pelos caprinos. A favela é arbusto de grande porte da família das EUPHORBIACEAE com ramos lenhosos e crassos, com porte variando de 3,5 a 7,8 m, esgalhada irregularmente e armada com espinhos nas folhas. Quando os ramos são cortados, exsudam látex branco. Suas folhas são simples, alternas, espessas, lanceoladas, nervuras com espinhos urticantes. As flores são alvas e hermafroditas. Com a seca que afeta a região semiárida do Nordeste neste momento, as folhas das favelas tem contribuído muito com a alimentação dos caprinos. Até o momento o que falta para os animais na caatinga é água, visto que as irregularidades das chuvas e as altas temperaturas que ocorrem na região têm provocado graves problemas para a dessedentação dos animais.

3 comentários:

Anônimo disse...

quais os nomes dos animais que comem o pé de favela

Fatos e fotos da caatinga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fatos e fotos da caatinga disse...

Prezado Anônimo, os principais animais que consomem as folhas e brotos da favela na caatinga são os caprinos e o veado catingueiro. Na época da frutificação da favela os caprinos consomem bastante frutos. Neste período é fácil encontra muita casca dos frutos da favela nos apriscos. Os frutos também são consumidos pelos pássaros, principalmente pelo cancão. Em áreas de caatinga que ainda existe caititus, eles escavam suas raízes para consumo.