Busca no Blog

terça-feira, 26 de março de 2013

As chuvas renovam a esperança dos sertanejos



As fotos

Nestas fotografias podemos observar poças de água de chuva na estrada, um bovino bebendo água em uma poça, um açude com água de chuvas e agricultores preparando a terra e plantando. As fotografias foram obtidas na Comunidade de Carretão no município de Petrolina, PE.







Os fatos

No interior do município de Petrolina, PE, as chuvas de São José tardaram mais não faltaram. Em algumas comunidades ocorreram bastantes chuvas no dia 21 de março com volume superando os 90 mm. Essas chuvas vieram contribuir para amenizar a situação de calamidade que afeta toda região Nordeste. Onde as chuvas caíram, houve um significativo escoamento de água que foi retida em pequenos açudes, barragens barreiros e nos riachos. Em algumas localidades a vegetação já apresenta uma nova folhagem que serve de alimento para os animais. A quantidade de água acumulada em alguns açudes e barreiros já é suficiente para manutenção dos animais até o final do ano se não houver mais chuvas. Para os agricultores, a esperança foi renovada e muitos já prepararam novas áreas de plantio e estão mais uma vez plantando, especialmente o milho e o feijão na esperança de colher alguma coisa. Em algumas comunidades o que sobrou do plantio das chuvas de janeiro ainda pode produzir um pouco com essas chuvas de março. Mais para os pequenos agricultores que perderam a maior parte do gado, as chuvas pode contribuir para que aqueles animais que ainda estavam vivos consigam superar mais uma longa etapa de seca.  Contudo, a seca embora tenha causado perdas irreparáveis, não  diminuiu a esperança dos nordestinos de dias melhores, pois, mesmo sem a certeza da continuidade das chuvas, eles já estão outra vez plantando.

terça-feira, 19 de março de 2013

Dia de São José sem chuvas no Sertão de Pernambuco


As fotos

Nestas fotografias podemos observar um barreiro seco, um agricultor entre a plantação de palma morta, um rebanho de caprinos que sobreviveu até agora e bovinos agonizantes com a seca. As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE.






Os fatos

No Nordeste brasileiro o dia 19 de março é dedicado a São José. Segundo muitos agricultores, neste dia normalmente ocorrem chuvas que proporcionam o plantio de milho que é colhido no dia de São João, quando os agricultores produzem gostosas pamonhas e canjicas que são consumidas ao lado da fogueira de São João ao som de muita música nordestina. Contudo, 19 de março de 2013 não será comemorado pelos agricultores do Sertão, pois a seca ainda causa muito problemas para toda região. Para muitos agricultores do Sertão de Pernambuco, fevereiro foi um mês desolador, pois as lavouras plantadas com as chuvas de janeiro não suportaram a falta de chuvas e as altas temperaturas que assolaram a região. Na Estação Experimental da Embrapa Semiárido no município de Petrolina, PE, até agora choveu um total de 92,5 mm, sendo: 76,2 mm no dia 17 de janeiro; 2,3 mm no dia 21; 10,3 mm no dia 22 e 3,7 mm no dia 27 deste mês. De lá para cá não houve mais nenhuma chuva na região.  Normalmente o período de chuvas do Sertão é fevereiro e março, se não tivermos precipitações até o final deste mês, a região do Sertão nordestino terá consequências graves, visto que, muito pouco ou quase nada restou nas propriedades rurais para os pequenos agricultores enfrentarem mais um ano de seca, principalmente para os criadores de gado que já perderam a maior parte de seus rebanhos. Para os criadores de caprinos, a esperança é conseguir vender os animais que suportaram a seca, antes que todos morram pela falta de alimentos e água.