Busca no Blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O veado-catingueiro consumindo frutos do imbuzeiro

A foto

Nestas fotografias podemos observar um veado-catingueiro chegando a uma planta de imbuzeiro para consumir seus frutos. As fotografias foram obtidas na área de caatinga do município de Petrolina, PE., em fevereiro de 2014.



Os fatos


A visão de um veado catingueiro é deslumbrante. Raramente este animal é visto na caatinga. A caça indiscriminada desta espécie, esta colocando este animal na lista de espécies em extinção no semiárido nordestino. O veado-catingueiro é uma espécie de pequeno porte de ocorrência em todo o território nacional, contudo em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, essa espécie vem a cada dia sendo pouco observada.  O veado-catingueiro, Mazama gouazoubira (G. Fischer , 1814), também pode ser encontrado do México até a Argentina.  Essa espécie ocorre em diferentes tipos de vegetação, como florestas, savanas, matas e áreas de cerrado e caatinga. Nas caatingas do Nordeste o veado-catingueiro prefere as áreas de formação de pastagens, onde se alimenta de brotos, gramíneas e leguminosas da caatinga, principalmente dos frutos, além do consumo das cactáceas no período de seca. Na época da safra do imbuzeiro, o fruto é muito consumido por esses animais. Nos últimos anos, em consequência da seca de 2012 e 2013, o veado-catingueiro alimentou-se, basicamente de mandacaru, xiquexique e outros pequenos cactos da caatinga como o rabo de raposa. Essa espécie é uma das responsáveis pela  dispersão das sementes do imbuzeiro na caatinga.



3 comentários:

Anônimo disse...

O primeiro é macho e o outro fêmea. Fantastico

Anônimo disse...

Adorei suas fotos todas. Estou apaixonado por animais, plantas e pássaros do Brasil. Essa riqueza vale a pena divulgar

Anônimo disse...

Um animal fantástico e temos que combater os caçadores denunciando, para que essa espécie não desapareça desse bioma tão escasso de espécies.Temos que proteger as que ainda restam. Wilson Vieira