Busca no Blog

Carregando...

quinta-feira, 13 de março de 2014

Os animais da caatinga e o imbuzeiro

As fotos

Nestas fotografias podemos observar alguns caititus com filhotes consumindo frutos do imbuzeiro na caatinga.  Também foram observados veados, raposas e tatus. As fotografias foram obtidas no período diurno e noturno em uma área de caatinga do município de Petrolina, PE.







Os fatos


Embora a seca tenha castigado o Sertão do Nordeste nos últimos dois anos, o imbuzeiro ainda sobrevive e produz bastante frutos que servem de alimentos para muitos animais nativos da caatinga. Entre esses animais destacam-se o caititu, o veado catingueiro, a raposa e o tatu peba. A safra do imbuzeiro é um momento singular para a fauna da caatinga com a grande oferta de frutos, mesmo em anos de seca. De modo geral, uma planta adulta de imbuzeiro pode produzir até 300 kg de frutos, equivalentes a 11.200 frutos com peso médio de 26,52 g, em uma safra considerada normal. Esses frutos são consumidos por muitos animais da caatinga, principalmente pelo caititu, pelo veado, raposa, tatu peba, entre outros. Neste período da safra do imbuzeiro é possível observar rebanhos de caititus com filhotes consumindo os frutos do imbuzeiro. Embora o período de consumo seja  preferencialmente à noite para fugir dos caçadores, ainda são vistos alguns animais no período diurno. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog e trabalho realizado na nossa caatinga. Sou fã do blog (acesso todos os dias) e mais ainda desse bioma que me encanta, e que pelo qual aprendi a ter respeito e admiração. Sou do Piauí, Oeiras.

Anônimo disse...

Hoje acessei seu blog e fiquei feliz em ver a seriedade com que são tratadas as questões relativas à Caatinga ... amo meu país e acredito que precisamos conhece-lo, na sua imensidão, para dizermos que somos brasileiros. Sou do RS.
Parabéns, belas postagens!