Busca no Blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A selfie dos animais da caatinga

As fotos

Nestas fotografias, podemos observar alguns animais da caatinga em momentos especiais. Até parece que estes animais estão realizando seus autorretratos.  As fotografias foram obtidas na caatinga do município de Petrolina, PE.









Os fatos



Para se obter uma fotografia de um animal silvestre na caatinga não é nada fácil. Todavia a câmera automática tem possibilitado a obtenção de diversas fotos de muitos animais em seus momentos únicos. Isso ocorre, principalmente pelo fato de que, os animais da caatinga são muito expertos e cuidadosos em seus movimentos, quando deparam com alguma coisa que não é natural do seu habitat. Quando eles observam alguma coisa diferente, escutam, olham, e demonstram toda curiosidade possível para tentar identificar esse objeto estranho e ter a certeza de que o mesmo não é uma ameaça. Assim, podemos obter algumas fotografias que são verdadeiros “selfies silvestres

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

As primeiras flores da caatinga no início do período de seca


As fotos

Nestas fotografias podemos observar o início da floração do imbuzeiro e do sete-cascas na caatinga. As fotografias foram obtidas na caatinga do município de Petrolina, PE.









Os fatos

Na caatinga do município de Petrolina, PE, choveu até o momento 203,5 mm, sendo distribuídos da seguinte forma: janeiro (14,9 mm); fevereiro (54,2 mm); março (37,6 mm); abril (73,5 mm); maio (4,7 mm); junho (0,7 mm) e julho (17,9 mm). Até o momento foram registrados 34 dias com chuvas e 178 sem nenhuma precipitação. Todavia, as plantas da caatinga repetem seus ciclos fenológicos regularmente, a exemplo do imbuzeiro e do sete-cascas. A floração do imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) é uma das primeiras que ocorre na caatinga, independente se o ano foi de muita ou pouca chuva. Esse processo ocorre porque o imbuzeiro perde as folhas logo após o inverno, para diminuir a transpiração, e entra em estado de dormência vegetativa no começo do verão por um período de até 43 dias. No entanto, com as modificações que ocorrem no clima nesse período, na temperatura e no grau higrométrico do ar, o imbuzeiro inicia sua brotação, floração e frutificação. O sete-cascas (Tabebuia spongiosa) iniciam a floração logos após as primeiras chuvas de verão, contudo, como o solo da caatinga encontra-se com baixo teor de umidade devido as secas, qualquer chuva induz sua floração. A floração do sete-cascas teve início após uma chuva de 10,5 mm que ocorreu no dia 27 de julho. A floração dessas plantas tem grande importância para fauna e flora da região semiárida, visto que, suas flores e frutos são fontes de alimentos para muitos animais da caatinga, principalmente para os pássaros e abelhas nativas no início do longo período de seca que vai de agosto a janeiro.