domingo, 29 de novembro de 2009

Colheita de frutos de imbuzeiro em novembro na caatinga de Pernambuco



A foto

Nesta fotografia podemos ver alguns frutos do imbuzeiro. A fotografia foi obtida em 24 de novembro de 2009 na caatinga do município de Petrolina, PE.


O fato

      A fenologia reprodutiva do imbuzeiro na região semiárida do Estado de Pernambuco ocorre no período de julho a fevereiro, com a brotação e floração de agosto a setembro, a frutificação de outubro a novembro e os frutos maduros de dezembro a fevereiro. Contudo, algumas plantas já apresentam frutos maduros no mês de novembro. O período médio entre o início da frutificação e a maturação plena dos frutos é, em média, de 125 dias com ocorrência de frutos aos 116 dias após a fecundação em algumas plantas. Neste caso, estes frutos tiveram sua fecundação entre os dias 30 de julho a 1 de agosto. Por outro lado, existem plantas tardias que só iniciam a produção no mês de abril. Essas variações contribuem para que a produção do imbuzeiro ocorra em um período mais prolongado.

domingo, 8 de novembro de 2009

O consumo de folhas e flores de catingueira pelos caprinos



A foto

Nesta fotografia se pode ver um caprino consumindo folhas de catingueira. A fotografia foi obtida na área de caatinga da Comunidade de Barreiros, município de Petrolina, PE, em 23 de outubro de 2009.

O fato

No período de seca que ocorre na região semi-árida do Nordeste, principalmente no alto sertão de Pernambuco, os animais encontram pouca comida para sobreviverem  na caatinga. Esta fase ocorre de modo geral nos meses de agosto a janeiro, todavia, em alguns anos, são registradas chuvas nos meses de outubro e novembro, contribuindo de forma substancial para a sobrevivência dos animais na caatinga. Nesta fotografia, podemos ver um caprino consumindo folhas e flores da catingueira, logo após as chuvas de outubro. O consumo da folha da catingueira só ocorre quando a caatinga esta saindo de um período de seca. Assim, os animais consomem,  praticamente todas as folhas novas que surgem após as primeiras chuvas, contudo, a folha da catingueira não é tão consumida pelos animais, de modo geral, visto que esta espécie apresenta um cheiro desagradável quando as folhas estão maduras.

Água e verde na caatinga em outubro



A foto
Nesta fotografia podemos observar uma área de caatinga com as plantas muito verde e água no solo. A fotografia foi obtida no dia 28 de outubro de 2009 na Comunidade de Barreiros no município de Petrolina, PE.

O fato

A caatinga no mês de outubro normalmente tem uma aparência muito singular que é a cor cinza da seca. Neste período a maioria das plantas está em fase de repouso com suas folhas secas esperando as primeiras chuvas, quando se recobriram de uma nova folhagem. Neste ano, as chuvas de outubro que na região de Petrolina, PE alcançaram mais de 100 mm e provocaram uma transformação na paisagem da caatinga. O verde tomou o lugar do cinza e muita água ficou empoçada para o consumo dos animais. Na foto, podemos ver com destaque uma planta de imbuzeiro e algumas catingueiras com suas flores amarelas. A catingueira (Caesalpinia pyramidalis Tul.), é uma pequena arvore, cujas gemas brotam logo após primeiras chuvas no sertão.