sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O caititu consumindo frutos do imbuzeiro na caatinga

As fotos


Nestas fotografias podemos observar alguns caititus consumindo frutos do imbuzeiro na caatinga. As fotografias foram obtidas na caatinga do município de Petrolina, PE. 










Os fatos



Os caititus ou catetos (Tayassu tajacu) são porcos-do-mato que vivem nas áreas de caatinga nativa do Nordeste brasileiro. Normalmente são encontrados em grupos de 6 a 12 indivíduos. Raramente se ver um caititu sozinho na caatinga. Nas áreas de caatinga nativa do município de Petrolina ainda é possível se observar rebanhos de caititus. Algumas vezes são observados  fêmeas com filhotes. Na caatinga os caititus andam em trilhas e alimentam-se nas bordaduras. O caititu alimenta-se de frutos e das raízes das plantas da caatinga, principalmente do caroá e da maniçoba e da faveleira. Quando da ocorrência da safra do imbuzeiro, seu fruto é a principal fonte de alimentos desses animais. Nesta época os animais são caçados em toda região para consumo da carne pelos agricultores. 

Consumo do fruto do xiquexique pelos pássaros na caatinga

As fotos

Nestas fotografias podemos observar plantas de xiquexique com flores, frutos e  pássaros consumindo os frutos do xiquexique na caatinga. As fotografias foram obtidas na caatinga do município de Petrolina, PE.








Os fatos

O xiquexique é uma planta da Família das Cactaceaes, do Gênero: Pilosocereus e da Espécie: Pilosocereus gounellei. É uma planta arbustiva de ampla distribuição em toda região semiárida do Nordeste. Seu porte apresenta variação de 2,5 a 3,7 m de altura, com copa medindo de 1,5 a 4,5 m. Os frutos são bagas arredondadas, achatadas vermelho-escuro com 5 a 6 cm de comprimento e 6 a 6,5 cm de diâmetro com 25,3 a 97,4 g. Os frutos do xiquexique são bastante consumidos por animais silvestres, principalmente os pássaros. Esta planta tem apresentado um bom desenvolvimento em áreas de solos degradados e de irregularidades na distribuição das chuvas. Assim, pode-se considerar que o xiquexique, como outras cactáceas do semiárido é uma opção para o repovoamento de áreas onde não mais é possível o cultivo de lavouras tradicionais como milho, feijão, etc. No período da floração e frutificação do xiquexique, há uma oferta grande de alimentos para os animais da caatinga.