terça-feira, 30 de junho de 2015

O gavião da caatinga na bebida

As fotos

Nestas fotografias podemos observar algumas cenas das aves de rapina na caatinga. As fotografias foram obtidas na caatinga do município de Petrolina, PE.







Os fatos


Entre as aves de rapina da caatinga, os gaviões são os que mais se destacam pela beleza de suas plumagens e comportamentos. São inúmeras especeis de gaviões que podemos encontrar nas caatingas do Nordeste. O destaque é para o gavião-carijó (Rupornis magnirostris) é uma das mais belas aves de rapina da caatinga nordestina. Os gaviões alimentam-se de pequenos vertebrados e tudo que consegue caçar quando estão com fome. Embora tenham várias espécies na caatinga, os gaviões não são muitos com facilidade. Todavia, a busca de água para beber tem sido uma constante dos gaviões o que possibilita a visão dos mesmos na caatinga. Essas aves protagonizam um espetáculo a parte quando encontram água para beber e tomar banho como podemos ver nas fotografias.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

O crescimento do veado-catingueiro no Sertão de Pernambuco

As fotos

Nestas fotografias podemos ver algumas fases de crescimento do veado-catingueiro na caatinga do Sertão nordestino. As fotografias foram obtidas na caatinga do município de Petrolina, PE.









Os fatos


Embora o veado catingueiro seja considerado um animal solitário na maior parte do tempo, ele garante a proteção dos filhotes por um longo tempo. Estamos acompanhando o crescimento de alguns filhotes em uma área de caatinga no município de Petrolina, PE e temos observado que a presença da mãe junto aos filhotes é uma constante. Como podemos ver nas fotografias, embora o filhote já esteja com um bom tamanho, ele sempre está junto à mãe. Essa convivência por muito tempo talvez seja a garantia de sobrevivência desses animais na caatinga do Nordeste brasileiro. Embora os filhotes ao nascer apresentem uma fragilidade muito alta, isto é, são presas fácies para os predadores naturais da caatinga como as onças e outros felinos, a proteção materna possibilita que esses animais cresçam e aprendam com a mãe como sobreviver em uma região seca com poucas alternativas de alimentação. 

quinta-feira, 4 de junho de 2015

A caça indiscriminada do veado-catingueiro no Sertão do Nordeste

As fotos

Nestas fotografias podemos observar o veado-catingueiro e um filhote. As fotografias foram obtidas na caatinga do município de Petrolina, PE.









Os fatos



Em áreas preservadas da caatinga nordestina, ainda é possível se observar o veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), contudo essa espécie está entre uma das mais ameaçadas do bioma caatinga. A caça indiscriminada é uma ameaça constante, tanto pelos moradores das comunidades da caatinga, quanto pelo habitante das cidades da região, que praticam a caça destes animais. Embora se diga que esses animais são protegidos por leis, a cada dia o veado-catingueiro é menos visto nos sertões do Nordeste. Naturalmente, a principal ameaça do veado-catingueiro é a onça, contudo essas também já estão praticamente extintas e as poucas que restam já não conseguem mais caçar porque vivem escondidas dos bandos de cachorros dos caçadores. A ação dos caçadores ocorre normalmente no período noturno com cachorros que localizam facilmente os animais e na ausência de qualquer vigilância nas áreas que se dizem protegidas. Para preservação desses animais e tantos outros da caatinga, precisaríamos ter uma política mais efetiva de educação ambiental junto às comunidades e não ficarmos criado a cada dia mais reservas para proteger nada.