Busca no Blog

quarta-feira, 2 de maio de 2007

As ameaças de extinção do mandacaru


As fotos



Nestas fotografias, podemos observar o corte do mandacaru para alimentar os animais na seca. As fotos foram obtidas no município de Petrolina, PE.






Os fatos


Embora o mandacaru seja uma das cactáceas mais utilizadas pelos agricultores para alimentação de seus rebanhos em períodos de seca, esta planta não apresenta condições de sustentação para grandes animais, tipo bovino. O mandacaru é uma alternativa utilizada para suplementação de pequenos rebanhos de caprinos e ovinos na caatinga seca, animais com pouca exigência alimentar que consome um volume bem menor do que um bovino de 150 a 200 kg de peso vivo. A utilização do mandacaru para este fim, pode contribuir de forma positiva para sua extinção. No município de Riachão do Jacuípe, observamos em levantamentos realizados no período de 1996 a 2006 que a densidade do mandacaru foi reduzida em mais de 75%. No período de observação, não foi registrada nenhuma atividade de plantio do mandacaru por parte dos agricultores, contudo, observou-se um ligeiro aumento nos rebanhos, principalmente de bovinos. Como alguns agricultores utilizam máquinas forrageiras para trituração do mandacaru, cada dia mais, esta cactácea esta diminuindo na região.

3 comentários:

tarciso disse...

Muito Bom Brito. Continue postando

Tarciso Cavalcanti

Anônimo disse...

Eita!!! Danado, muito interessante o que foi dito aí.
Gostaria de dizer a quem interessar que aqui na PB eu e alguns criadores de caprinos e ovinos, estamos introduzindo o plantio de mandacaru juntamente com a palma, para os animais.
Se por acaso o mandacaru desaparecer não vai ser por culpa nossa.
VAMOS ABRIR OS OLHOS REMELENTOS DO POVO NORDESTINO QUANTO A ISSO, OK?
Valeu pela iniciativa de expressão quanto a essa planta que tanto tem salvado animais no sertão nordestino.
tgconfessor@hotmail.com

Anônimo disse...

teremos que replantar essa planta santa no municipio de Riaçhão do jacuipe,porque ela salvou a vida de muitos animais no periodo de seca mais prolongado,e ainda esta salvando.,É preciso que as altoridades tomem uma iniciativa para salvar o mandacaru do nosso sertão!!!!!