As fotos
Nestas fotografias, podemos observar o corte do mandacaru para alimentar os animais na seca. As fotos foram obtidas no município de Petrolina, PE.
Os fatos
Embora o mandacaru seja uma das cactáceas mais utilizadas pelos agricultores para alimentação de seus rebanhos em períodos de seca, esta planta não apresenta condições de sustentação para grandes animais, tipo bovino. O mandacaru é uma alternativa utilizada para suplementação de pequenos rebanhos de caprinos e ovinos na caatinga seca, animais com pouca exigência alimentar que consome um volume bem menor do que um bovino de 150 a 200 kg de peso vivo. A utilização do mandacaru para este fim, pode contribuir de forma positiva para sua extinção. No município de Riachão do Jacuípe, observamos em levantamentos realizados no período de 1996 a 2006 que a densidade do mandacaru foi reduzida em mais de 75%. No período de observação, não foi registrada nenhuma atividade de plantio do mandacaru por parte dos agricultores, contudo, observou-se um ligeiro aumento nos rebanhos, principalmente de bovinos. Como alguns agricultores utilizam máquinas forrageiras para trituração do mandacaru, cada dia mais, esta cactácea esta diminuindo na região.
Muito Bom Brito. Continue postando
ResponderExcluirTarciso Cavalcanti
Eita!!! Danado, muito interessante o que foi dito aí.
ResponderExcluirGostaria de dizer a quem interessar que aqui na PB eu e alguns criadores de caprinos e ovinos, estamos introduzindo o plantio de mandacaru juntamente com a palma, para os animais.
Se por acaso o mandacaru desaparecer não vai ser por culpa nossa.
VAMOS ABRIR OS OLHOS REMELENTOS DO POVO NORDESTINO QUANTO A ISSO, OK?
Valeu pela iniciativa de expressão quanto a essa planta que tanto tem salvado animais no sertão nordestino.
tgconfessor@hotmail.com
teremos que replantar essa planta santa no municipio de Riaçhão do jacuipe,porque ela salvou a vida de muitos animais no periodo de seca mais prolongado,e ainda esta salvando.,É preciso que as altoridades tomem uma iniciativa para salvar o mandacaru do nosso sertão!!!!!
ResponderExcluir