Busca no Blog

sábado, 31 de janeiro de 2009

O cancão o observado da caatinga

A foto

Nesta fotografia podemos ver um cancão em posicão de observação na caatinga. A fotografia foi obtida em uma área de caatinga nativa da Estacão Experimental da Embrapa Semiárido em Petrolina, PE.

O fato

 O cancão é uma ave da ordem Ciconiiformes, família Falconidae, pertencente ao gênero Daptrius. Na caatinga do Nordeste, o cancão é o principal observador de tudo que acontece, nada passa despercebido deste pássaro. Quando alguma coisa estranha ocorre, o cancão é o primeiro que da o sinal e chama atenção dos demais animais. É onívoro. O cancão alimenta-se de quase tudo que encontra na caatinga, más da preferência a ovos de outros pássaros e larvas de insetos encontradas em ocos e em baixo das folhas que caem ao chão. Na caatinga, este pássaro é o principal consumidor dos frutos das cactáceas, tais como, mandacaru, xiquexique e facheiro. O cancão também conhecido como a gralha da caatinga, pela semelhança com a gralha que dispersa sementes de pinheiros na região Sul do Brasil. O cancão normalmente vive em bandos de 3 a 5 pássaros.

8 comentários:

Anônimo disse...

vc não tem cancão pra vender sou de sp capital e procuro um vc tem
se tiver quanto enviar para

antonioribeirorocha@gmail.com

Shiryro disse...

Tbm quero comprar uma cancão .

Aguardo novidades .
aline_shiryro_@hotmail.com

Anônimo disse...

cancão é um passaro sagrado e por isso tem que viver em liberdade assim como qualquer outro você gostaria que lhe prendesse? deiche os passaros em paz.

Anônimo disse...

não pode se vender animal silvestre.respeite a natureza

Anônimo disse...

ESSA INFORMAÇAO FOI MUITO BOA O CANCÃO E UM PASSARO VALIOSO E RARO

Anônimo disse...

Crio um mas é solto em meu jardim

Amanda disse...

O pássaro Cancão, até quantos anos ele vive?

Unknown disse...

Quantos anos vive um canção.