A foto
Nesta foto, podemos observar joaninhas atacando cochonilhas-de-escamas em cactos. A fotografia foi obtida no dia 27 de junho de 2007 na caatinga de Petrolina, PE.
O fato
A Cochonilhas-de-escama (Diaspis echinocacti) – é um pequeno inseto conhecido como piolho ou cochonilha da palma que infesta as raquetes com suas colônias protegidas por escamas de coloração marrom clara ou areia, modificando completamente o aspecto da palma. Esse inseto ataca dos os tipos de cactos, principalmente o mandacaru, causando a morte de muitas plantas na caatinga. Essa praga tem sido intensamente combatida pelos agricultores na palma forrageira, principalmente pelo uso de óleo mineral, contudo sua infestação ainda é uma calamidade na região. Embora a preocupação atual seja em preservar as plantações de palma para alimentação dos animais no Sertão, a cochonilha-de-escama está destruindo outras cactáceas, a exemplo do mandacaru. Entre os métodos utilizados para combater a cochonilha, o controle biológico, onde são usados os inimigos naturais como predadores, no caso as joaninhas, e alguns parasitóides como as vespinhas, não tem apresentado resultados significativos, visto que a infestação da cochonilha é bem mais intensa que a ação dos parasitas. Na fotografia podemos ver algumas joaninhas atacando as cochonilhas, contudo, a quantidade de cochonilhas é muito elevada para as joaninhas. As joaninhas são insetos predadores da família Coccinellidae da ordem Coleoptera.
olá, gostei do poster.. estou com esse problema nos meus cactos domésticos, me diga como usar o óleo mineral, por que já usei ele diluído com água e não adiantou.
ResponderExcluir