Busca no Blog

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A beleza das folhas maduras do marmeleiro




A foto

Nesta fotografia, podemos observar a beleza das folhas do marmeleiro. A fotografia foi obtida na área de caatinga na Estação Experimental da Caatinga na Embrapa Semiárido em Petrolina, PE em 18 de junho de 2011.

O fato

Uma das características das plantas da caatinga é a senescência e a abscisão foliar. Assim, a maioria das espécies lenhosas da caatinga nordestina perde as folhas, a partir do início da estação seca. Esse mecanismo garante a sobrevivência dessas espécies até o início das chuvas. Entre essas plantas encontra-se, o marmeleiro (Croton sonderianus Muell. Arg.) que é dos  arbustos que se destaca no início das chuvas e da seca. No final do período chuvoso no Sertão, o marmeleiro destaca-se pela coloração amarelada de suas folhas. Isto porque antes de caírem, as folhas se tornam amareladas, prenunciando a estação seca na caatinga. Mesmos nos verânicos, as folhas do marmeleiro são as primeiras a murcharem. Embora apresente um baixo valor forrageiro, o marmeleiro é consumido por bovinos, caprinos e ovinos.

8 comentários:

CBA - 2011 disse...

Obrigada por este blog maravilhoso. Obrigada por nos trazer a beleza e a dor da Caatinga. Obrigada por nos fazer ver que com solidariedade tudo é possivel.!
Em que posso ajudar?
Participem do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia e vamaos reflorestar a Caatinga e ajudar o sertanejo.
http://agroecologiace.blogspot.com

CBA - 2011 disse...

NILTON, seria bom ressaltar o papel que o marmeleiro exerce para a preservação das abelhas nativas. Tenho lido sobre a planta como melifera, mas creio agora que e uma boa oportunidade lhe consultar : o marmeleiro é mesmo visitado por abelhas?Caso positivo : em que época? Quais os tipos de abelhas? Jandaíra gosta de marmeleiro?
Saudações espirituais
Elaine

Fatos e fotos da caatinga disse...

Prezada Elaine,

O marmeleiro (C. sonderianus) floresce logo após a ocorrência das primeiras chuvas na caatinga. Existem alguns estudos que indicaram uma média de 45 dias após as chuvas, contudo, há muita variação em função da região. A floração do marmeleiro perdura por mais de 20 dias. As flores estão disponíveis para a visitação por um período muito curto. Por outro lado, a quantidade de néctar é muito pequena. Todavia muitos insetos procuraram as flores do marmeleiro, com destaque para as famílias Apidae (Apinae e Xylocopinae), Formicidae, Muscidae, Curculionidae, Xylocopidae, Pieridae, Esfingidae, Pompilidae, Syrphidae, Tettigonìidae, Proscopidae, Elateridae e Cerambicidae. As abelhas A. mellifera visitam muito pouco as flores do marmeleiro. Diversos estudos constatam a visitação da jandaíra a flor do marmeleiro.

José Luiz disse...

Gostei de seu blog! Muito instrutivo e com belas fotos! Estive recentemente no semi-arido da Paraiba de onde trouxe diversas sementes: de jurema, marmeleiro, moringa oleifera, jucá, cumarú e de um cipó cujo nome, acho que é cipó-uva...pra ficar completa minha coleção trouxe tb mudas de xique-xique e coroa de frade...rs! Vou montar um espaço botânico dedicado ao sertão! As estacas de imbuzeiro de cheiro e favela estão muito bem, a de favela, ja saindo pequenas folhas! Exceto os cactos, as demais plantas tem um objetivo maior, fonte de alimento a abelhas sem ferrão que eu crio, principalmente jandairas! Você tem publicação ou artigo da Embrapa falando dessas plantas, principalmente sobre plantio e cultivo?
Abraços! -José Luiz - de Cuiabá - MT.

Tony Xavier disse...

Aqui no interior de Pernambuco na cidade de Petrolândia, existe bastante marmeleiro

Unknown disse...

Aqui gostaria que me informasse qual é a cor da flor do marmeleiro porquê aqui no município de Tibau-RN, temos um Parque que tem uma planta identificada como marmeleiro mas quando pesquiso só encontro flores brancas.

Unknown disse...

Toni Xavier qual é a cor da flor do marmeleiro?

Unknown disse...

Muito bom esse artigo sobre o marmeleiro, porém gostaria de saber quanto ao odor liberado pela queima do lenha de marmeleiro. Estamos com um trabalho de divulgação e proliferação da cultura do churrasco BBQ americano defumado, porém queremos sempre dar a puxada para os produtos da nossa terra, aí onde entra a lenha para a queima e defumação.