Busca no Blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O consumo da catingueira pelos caprinos no Sertão


As fotos


Nesta fotografia, podemos observar algumas planta de catingueira floridas. As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE.



Os fatos


Embora a seca esteja assolando as caatingas do Sertão nordestino, muitas plantas nativas da caatinga estão com muitas folhas. Essas folhas são importantes para alimentação dos animais, principalmente dos caprinos. Entre essas plantas temos a catingueira (Caesalpinia pyramidalis Tul.) que é uma espécie arbórea, endêmica da caatinga nordestina de ocorrência, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba Alagoas e Bahia. O uso desta planta pelos agricultores é caracterizado pela extração da lenha para produção de carvão vegetal e para construção, principalmente de apriscos. Essa atividade tem contribuído para redução da densidade populacional desta espécie. A catingueira também é utilizada na medicina caseira para tratar casos de descontrole intestinal e processos inflamatórios. Embora a folha da catingueira apresente um aroma desagradável, quando esmagadas, essa planta tem suas folhas e brotos consumidos pelos animais logo no início das chuvas no sertão. A catingueira é uma das primeiras plantas a emitir brotação após as primeiras chuvas, sendo assim, uma fonte de alimentos para os caprinos e bovinos da caatinga no período de seca.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá boa tarde!

Estou à procura de uma espécie de planta muito utilizada na região vulgarmente conhecida como alecrim do mato, não consigo descobrir seu nome científico, pois não conheço a planta fresca. Saberia informar o seu nome científico.
Grata.
Cristiane

reyod15 disse...

Pectis oligocephala ou Pectis brevipedunculata