Busca no Blog

quarta-feira, 13 de julho de 2016

A beleza da acauã na caatinga

As fotos

Nestas fotografias podemos observar um gavião acauã na bebida. As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE.


























Os fatos

No Nordeste brasileiro, as tradições são fatos predominantes nas populações da zona rural. Entre essas tradições, uma se destaca que é o canto da acauã. Muitos dizem que seu canto é um agouro e alguma pessoa vai sofre algum mau ou morrer se ouvir o cantar da acauã. Contudo, isso não passa de crendices, visto que, morte, acidentes e outros males sempre ocorre aqui no Nordeste e em qualquer lugar, independente do cantar de qualquer pássaro. O gavião acauã é uma ave de rapina da família dos falcões, que tem como característica principal, alimentar-se de cobras e pequenos répteis da caatinga. Sua plumagem amarela pálida, branca e marrom com preto em volta dos olhos, torna este gavião um dos mais belos da caatinga.

Um comentário:

Anônimo disse...

que ave linda! e enorme tmb! li em algum que o acauã é o bicho de que as cobras mais têm medo, e que casca de ovo de acauã é bom para picada de cobra, mas isso deve ser crendice também