Busca no Blog

terça-feira, 11 de outubro de 2016

A raposa albina da caatinga



As fotos

Nestas fotografias podemos observar uma raposa da caatinga com anomalia na sua pelagem. As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE.







Os fatos

A raposa (Dusicyon thous) da caatinga é um pequeno carnívoro de pelagem cinza escura. Quando na idade avançada seus pelos parecem mais claros. Há raposas com cores marcantes em diferentes regiões do mundo, como a raposa branca e a vermelha do Ártico. Contudo a ocorrência do albinismo tem se manifestado em diferentes espécies de animais, domésticos e silvestres. Essa alteração genética pode está ocorrendo com a raposa da caatinga, como podemos ver nessas imagens. Embora não sabemos ainda o que tem provocado essa alteração nas raposas da caatinga, esse fato pode ter algumas consequências para essa espécie do bioma caatinga. Em outras regiões do mundo, a mudança de cor é uma adaptação dos animais as mudanças do ambiente, porém no Sertão do Nordeste onde só temos duas estações definidas, inverno e verão, essas alterações podem ser negativas para os animais.

2 comentários:

Stenomicra disse...

Que legal!

Anônimo disse...

Gosto muito deste blog. É espetacular. Amigo, acredito eu, que os animais acima expostos são da espécie "Cerdocyon Thous" e não "Dusicyon Thous".