Busca no Blog

sábado, 5 de maio de 2007

O xiquexique na caatinga

A foto

Nesta foto podemos observar uma área de caatinga com predominância do xiquexique. A fotografia foi obtida na caatinga do município de Petrolina, PE em agosto de 2002.

O fato


O xiquexique é da Família das Cactaceaes, do Gênero: Pilosocereus e da Espécie: Pilosocereus gounellei. É uma planta arbustiva de ampla distribuição em toda região semi-árida do Nordeste. Seu porte apresenta variação de 2,5 a 3,7 m de altura, com copa medindo de 1,5 a 4,5 m. Os frutos são bagas arredondadas, achatadas vermelho-escuro com 5 a 6 cm de comprimento e 6 a 6,5 cm de diâmetro com 25,3 a 97,4 g. Os frutos do xiquexique são bastante consumidos por animais silvestres, principalmente os pássaros. Esta planta tem apresentado um bom desenvolvimento em áreas de solos degradados e de irregularidades na distribuição das chuvas. Assim, pode-se considerar que o xiquexique, como outras cactáceas do semi-árido é uma opção para o repovoamento de áreas onde não mais é possível o cultivo de lavouras tradicionais como milho, feijão, etc. Contudo, o xiquexique ainda possibilita seu aproveitamento na alimentação dos rebanhos e na culinária com alguns doces e geléias.

8 comentários:

Anônimo disse...

Super legal o que vc escreveu,me ajudou bastante!!!Valeu hein?

Lili disse...

que legal vc ter escrito isso.Tenho uma pesquisa di ciencias e agora vou escrever sobre o xique xique.MUITO obrigada!!!

Lucas disse...

O kra, valeu por ter iscrito essa postagem. tenho um trabalho de ciencia para amanhã, dia 2/06 e vou es crever sobre o xique xique. Mto OBRIGAdo!!!!!!!!!!!! Vire o rosto para a esqueda!
=D :D

Anônimo disse...

super interesante eu tenho um trabalho para entregar hoje e só consegue achar falando do xiqui-xiqui aqui muitttooooooooo Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Aunadir Cabral de Carvalho disse...

Como é bom valorizar o nosso potencial encontrado na natureza, numa região que de início traz a desesperança, porém o aproveitamento dessas plantas nativas mostram a possibillidade dessa exploração, numa certa sistematização de uso.

Anônimo disse...

MUITO BOM MESMO!

Anônimo disse...

muito legal eu fiz meu trabalho da escola e gostei muito sao poucas coisas mas que resume o que aquilo é.

Anônimo disse...

valeu tenho um trabalho para quarta feira e agora ficou mais facil valeu