Busca no Blog

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A ema da caatinga nordestina


A foto
Nesta fotografia podemos ver uma ema na caatinga. A fotografia foi obtida na área de caatinga do município de Curaçá, BA., em 11 de outubro de 2002.
O fato
A presença da ema nas áreas de caatinga do Nordeste é uma raridade. A espécie da caatinga é Rhea americana que habita também os cerrados. Na caatinga, esta espécie foi severamente reduzida em função da caça predatório praticada pelos agricultores. Se diz que os nordestinos caçam os animais silvestres para saciar sua fome, todavia, em diversos estudos realizados na região, a caça é mais pelo espírito esportivo, visto que, a maioria dos caçadores são pessoas da cidade ou fazendeiros que dispõem de muitos animais como caprinos e ovinos, os quais seriam suficiente para matar a fome de seus proprietários. As emas são animais onívoros com dieta composta de gramíneas, leguminosas e pequenos animais da caatinga. Em estudos de observação na região de Irecê, BA. no município de Jussara, foram vistas 22 emas consumindo frutos do imbu.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pena mesmo que a caça indiscriminada praticamente extinguiu a ema de todo a caatinga nordestina. Aqui na Paraíba também tínhamos emas (inclusive há um município com esse nome por aqui), mas a caça exterminou (não há avistamentos há anos). Abraços e parabéns pelo blog, muito rico em informações úteis. Ana Horta

Anônimo disse...

P.S.: a foto acima - maravilhosa - vai virar relíquia, pois emas nas caatinga serão apenas lembranças. Pena mesmo! :(

Anônimo disse...

é realmente uma pena saber que essas bela criaturas já existiram no nossa terra catingueira na ,minha cidade existia, e hoje não existe em vez de chorar o passado vamos lutar par cuidar das espécies existentes no nosso nordeste e preservar as evidencias de ema par que um dia o animal que é simbolo do nordeste volte e cante feliz na nossa terra maravilhosa .

Unknown disse...

Como o ser humano consegue destruir tudo que tem,principalmente nossa fauna que não tem culpa de nada! Infelizmente nossa ema foi mais uma vítima.

Unknown disse...

Olá!!! Acabei de ir a Cabaceiras, na Paraíba e sim! Avistamos uma Ema! Não consegui registrar em fotos, mas era real!!! Ficamos muito felizes. Ela estava na área de preservação há uns 10km do Pai Mateus.

Unknown disse...

Meu município (Poranga-CE) ainda foi reduto de emas, até que a caça predatória e criminosa exterminou essa bela espécie. Meus parabéns pela a matéria.