Busca no Blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A produção de frutos do imbuzeiro no Sertão de Pernambuco




A foto

Nesta fotografia podemos observar uma grande quantidade de frutos do imbuzeiro maduros caídos ao chão embaixo da planta. A fotografia foi obtida em 31 de janeiro de 2011 na caatinga do município de Petrolina, PE.

O fato

A produção de frutos de uma planta de imbuzeiro é muito variável. Embora já existam diversos trabalhos de pesquisa sobre este tema, não há ainda uma quantidade bem definida, pois a variabilidade genética do imbuzeiro é muito alta, visto que sua fecundação é 78% cruzada, o que significa uma grande variabilidade nos parâmetros de desenvolvimento das plantas. Assim, podemos dizer que na natureza não há duas plantas de imbuzeiro de ocorrência natural que apresente as mesmas características, principalmente em termos de produção. Um estudo realizado com diversas plantas localizadas no semiárido da Bahia, Piauí e Pernambuco demonstrou que a produção média é de  22.052 frutos colhidos nenhuma planta/safra. Essa produção pode varia de 187,56 a 647,34 kg, dependendo do tamanho médio dos frutos.

Um comentário:

Fatima Pereira disse...

Ô meu Deus, essa é pra morrer de saudade e de água na boca....Sou pernambucana com muito orgulho, mas, infelizmente moro em Santo André há 13 anos, sinto muita saudade , muita mesmo..Sou de Moreilândia, já próximo ao Ceará....Me deu uma vontade de passar "uma meidia" embaixo dessa sombra maravilhosa, degustando estes imbus e olhando pra esse céu abençoado, ai ai ai ...
Seu blog é maravilhoso, adorei todas estas fotos aí na lateral, especialmente esta de título: a geladeira da caatinga, e tem melhor que essa? Me deu até cede ômi!!!!!!Valeu, parabéns e obrigado por mostrar esses fatos tão simples e tão intensos, voltarei sempre aqui pra ver seus novos fatos e fotos! Um abraço!
Fátima