Busca no Blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Água e seca no Sertão do Nordeste


As fotos

Nestas fotografias podemos observar um poço com catavento, animais na sobra de um imbuzeiro e um pequeno barreiros sem água na caatinga. As fotografias foram obtidas na comunidade de Gavião no município de Petrolina, PE.






Os fatos

As chuvas que ocorreram em algumas áreas do município de Petrolina, PE, até o momento foram de 134,9 mm. No mês de janeiro e abril não foi registrada nenhuma precipitação. Em fevereiro choveu 84,5 mm, dos quais, 14,2 mm no dia 10 e 56,5 mm no dia 19. Em março foram 20,6 mm, sendo 1,5 mm no dia 7 e 19,1 mm no dia 19.   No mês de maio só ocorreu uma precipitação de 25,5 mm no dia 25. As precipitações de junho e até hoje totalizaram 4,3 mm. Esses volumes se confirmados até o final deste ano, serão os menores obtidos em uma série histórica de 1982 a 2012. Em 1993 tivemos um total de 144,7 mm o que fez deste ano o pior em nossa história. Diante da falta de água no interior do município para os animais, só resta à água salobra obtida pelos velhos cataventos. Esta é uma das realidades do Sertão nordestino, um ano chove muito e no outro falta água. Uma realidade que a maioria dos pequenos agricultores da região ainda não conseguiu adaptar-se, visto que, pouco ou quase nada é investido pelos agricultores para o acumulo de água nas propriedades. Todavia, a existência de um poço na comunidade ou na propriedade já altera a forma como o agricultor enfrentará a seca. O preço médio para abertura de um poço artesiano com profundidade entre 60 a 150 metros é de R$ 7.990,00. Esse valor pode ser caro em relação à renda dos pequenos agricultores do Sertão.  

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc sabe de empresas que operam na construcao de pocos na regiao da seca? Vc tem os contatos? Pretendo iniciar uma companha para a construcao de um poco. Kisialima@hotmail.com

Unknown disse...

Vc pode me mandar os contatos de empresas que fazem poços nessas regiões?
Estou montando um projeto para a construção de poços nessa área, mas para realizar esse projeto eu preciso do orçamento para a construção desses poços.
Se puder mande para raphael_jere@hotmail.com
obrigado