Busca no Blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O cultivo do mandacaru sem espinhos na caatinga da Bahia


As fotos

Nestas fotografias podemos observar um agricultor que cultiva o mandacaru sem espinhos e suas áreas de plantio. As fotografias foram obtidas na Comunidade de Sítio Tomás no município de Canudos, Bahia.







Os fatos

Com a seca que assola o Sertão do Nordeste, muitos agricultores buscam no mandacaru a sobrevivência dos animais. Embora o mandacaru seja uma das cactáceas mais resistente a seca, sua utilizadas em grandes quantidades pelos agricultores pode levar esta espécie a extinção. Tradicionalmente os agricultores cortam o mandacaru e queimam seus espinhos antes de oferta-lo para os animais. Contudo, muitos agricultores estão realizando o corte em grande escala e utilizando máquinas forrageiras para trituração. Essa alternativa favorece o consumo pelos animais. Em algumas comunidades até já foi desenvolvido máquinas para retirada dos espinhos. Todavia, pouco ou quase nada de plantio do mandacaru é observado na região. Em algumas comunidades do Sertão da Bahia está sendo cultivada uma nova variedade de mandacaru cuja característica é a ausência de espinhos. Essa variedade possibilita uma melhor utilização desta espécie pelos agricultores. Na comunidade de Sítio Tomás no município de Canudos, Bahia, o agricultor senhor Afonso está produzindo o mandacaru sem espinhos. Essa atividade tem sido uma alternativa para obtenção de renda com a venda de mudas e para alimentação dos animais da família.

18 comentários:

Anônimo disse...

acho uma otima ideia o plantio do mandacaru sem espinho.

Anônimo disse...

Boa noite!
Como faço para chegar no Síto do Sr. Afonso, para conhecer a plantação do mandacaru sem espinhos e adquirir algumas mudas?
Agradeço desde já pela atenção.

Anônimo disse...

como consigo adquirir mudas do mandacaru sem espinhos?

Fatos e fotos da caatinga disse...

Prezado Anônimo, peço-lhe desculpas em demorar para lhe responder. No momento o único local onde há mudas de mandacaru sem espinhos para vender é na propriedade do senhor Afonso no Sítio Tomás no município de Canudos, Bahia. Para chegar lá vindo de Euclides da Cunha, são 16 kms até a entrada do Sítio que está a 6 kms da rodovia. Vindo de Uauá por Bendegó, são 26 kms até a entrada do Sítio. Todavia, se você for a Canudos, todos lhe indicam o caminho.

Unknown disse...

Prezado Nilton,

Será possível enviar uma muda deste mandacaru sem espinhos pelos correios, para que eu posa retirar aqui em Feira de Santana?

Atenciosamente

Anônimo disse...

gostaria de adquirir mudas do mandacaru sem espinhos gostaria de saber o valor eu moro em PE.
meu e-mail é vanessahta01@hotmail.com
aguardo respostas.
grata:Vanêssa Holanda

Anônimo disse...

Gostaria muitíssimo também saber quanto é a muda de mandacaru sem espinhos, para replantar no meu sitio em Alagoas.
E-mail
bruna.lafaiete34@hotmail.com

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Nilton!
Parabéns pelo blog e palas postagens,sempre interessantes...

O cultivo do mandacaru sem espinhos,é uma ótima alternativa,para o nosso semiárido,pois é uma boa fonte de alimento para os animais durante os os períodos de seca;além de serem resistentes a estiagem.

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.


















Zircônio e Ubiraci disse...

Boa tarde, gostaria de saber o contato de cel desse senhor,pois gostaria muito de implantar no meu município Jaguaribe-ce o mandacaru sem espinhos, estamos atravessando um enorme período de estiagem e o plantio dessa cultura é sem duvida uma ótima alternativa, não de fazer com o que os animais aumentem a produção mais sim como um reforço para que em anos de estiagem severa o pequeno agricultor possa ter mais uma alternativa para salvar o seu rebanho e por que não começar a se prevenir agora? Nós seres humanos em sua grande maioria ao superarmos alguma dificuldade temos a tendência em relaxar e deixar as coisas acontecerem sem se preocupar com o amanhã mais devemos mudar esse comportamento já ou vcs têm alguma duvida que outras secas virão então eu acredito muito que o plantio de mandacaru sem espinhos é sem dúvida alguma uma ótima alternativa de convivência com o semi árido.E gostaria de parabenizar a Embrapa em nome do pesquisador Nilton que a anos desenvolve tecnologias que possam melhorar a vida do sertanejo e de suas famílias.

Anônimo disse...

Boa noite,fiquei muito curioso e muito interessado em adquirir algumas mudas,moro em uma região(semiárido)castigada pela seca e gostaria de diversificar algumas culturas xerófilas que passa ser utilizadas como alimento para bovino.Conheço a região, pois meu pai já teve fazenda no sertão . Estou viajando em breve e gostaria de saber o valor das mudas,pois tenho interesse em adquiri algumas .Seria bom um telefone para contato ficaria muito grato.

Anônimo disse...

Qual é a vantagem do mandacaru para a palma ?

Anchieta disse...

Alguns telefone para contato?

Unknown disse...

Preciso urgentemente adquirir uma muda deste mandacaru. Isto é possível?

Anônimo disse...

como faço para adquirir mudas deste mandacaru sem espinho .EMAIL=e.cnevves@yahoo.com.br

aldo disse...

eu queria compra algumas mudas de mandacaru sem espinhos quanto é amuda

Unknown disse...

Aos interessados em mudas do mandacaru sem espinho na região de Poço Verde em Sergipe e regiões vizinhas, informo que terei algumas mudas para comercialização a partir de agosto de 2015. Mudas com cerca de 20 cm a R$ 2,50 a retirar. Contato via facebook no perfil de Edson Almeida Silva.
As matrizes fora adquiridas do Sr. Afonso na comunidade Sítio Tomaz em Canudos.
Obrigado.

Unknown disse...

Aos interessados em mudas do mandacaru sem espinho na região de Poço Verde em Sergipe e regiões vizinhas, informo que terei algumas mudas para comercialização a partir de agosto de 2015. Mudas com cerca de 20 cm a R$ 2,50 a retirar. Contato via facebook no perfil de Edson Almeida Silva.
As matrizes fora adquiridas do Sr. Afonso na comunidade Sítio Tomaz em Canudos.
Obrigado.

Unknown disse...

mudas de mandacaru sem espinho 75-92232792 Tim mandacaruforcadosertao@hotmail.com