Busca no Blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

As chuvas voltaram ao Sertão de Pernambuco em 2013


As fotos

Nesta fotografia podemos observar o momento de uma chuva, barreiros com água captada da chuva e plantas de sete-cascas floridas no Sertão de Pernambuco. As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE.





Os fatos

Na noite de 17 de janeiro de 2013, após 365 dias sem chuvas significativas no Sertão de Pernambuco, finalmente os sertanejos acordaram no dia 18 de janeiro com partes de suas cisternas e barreiros com bastante água. Para a maioria dos municípios do Sertão as chuvas desse dia foram significativas. No município de Araripina choveu 114,6 mm. No município de Exu a precipitação total foi de 101 mm, seguido pelos municípios de Moreilândia com 80 mm, Santa Filomena com 75,8 mm e Belém do São Francisco com 66,5 mm, segundo dados da  Agência Pernambucana de Águas (http://www.apac.pe.gov.br/meteorologia). Nos demais municípios do Sertão Pernambucano e do Sertão do São Francisco, as precipitações foram significativas, diante da situação de calamidade que os mesmos enfrentavam. No Campo Experimental da Embrapa Semiárido no município de Petrolina, PE, a precipitação foi de 80 mm.  Esse volume veio quebrar o quadro de seca severa, visto que, nesta área choveu somente 145,5 mm em todo o ano de 2012. Em 35 anos de observações, 2012 foi um dos piores anos de irregularidade de chuvas no Sertão do Nordeste. Este final de semana será de expectativa se haverá mais chuvas, todavia, muitos agricultores já iniciaram o plantio na esperança de conseguir alguma produção se ocorrer outras chuvas na região. O mais importante neste momento é que essas chuvas trouxeram um grande alívio para muitos agricultores que já tinham perdido parte dos rebanhos por falta de alimentos e sede. Agora há uma certeza de que nos próximos dias haverá pastagem para os animais e a água acumulada nos barreiros irá matar a sede dos mesmos. Contudo, o que mais alegra os sertanejos é que os especialistas em clima que só davam notícias ruins afirmando que 2013 será semelhante a 2012, eraram novamente e 2013 teve um bom início para o Sertão. 

3 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Finalmente, encontrei um espaço especializado em caatinga. Sou de cidade litorânea mas tenho verdadeira fascinação por tudo que é sertanejo, tudo dos rincões interioranos, principalmente a caatinga.
Felicitações, belo trabalho, Nilton.
Um abraço,
da Lúcia

Fatos e fotos da caatinga disse...

Muito obrigado Lúcia pelas felicitações. Fico muito feliz em saber que existem pessoas que amam a natureza, principalmente a caatinga.

Anônimo disse...

EXCELENTE BLOG PARA A DIVULGAÇAO DA CAATINGA.AFINAL CONHECIMENTO SIGNIFICA CONSERVAÇAO.