Busca no Blog

quinta-feira, 29 de março de 2007

O consumo de folhas do imbuzeiro pelos caprinos

A foto

Nesta foto, podem-se observar um caprino consumindo as folhas do imbuzeiro. Para obter esta foto, foram colocados diversos postos de observação em uma área de caatinga onde os caprinos consumiam as filhas do imbuzeiro. O melhor momento para obtenção deste tipo de fotografia é logo no início da manhã, quando os animais saem dos apriscos para o pastoreio na caatinga.

O fato
No período de agosto a junho, as folhas do imbuzeiro são umas boas fontes de alimentos para os caprinos na caatinga. Os animais se alimentam dos brotos logo que o imbuzeiro sai do período de dormência vegetativa no início de agosto e continuam alimentando-se das folhas verdes até o início da safra que ocorre na segunda quinzena de novembro. Os caprinos comem todas as folhas das plantas até a altura que alcançam. Quando os frutos maduros caem das plantas, são consumidos pelos animais em grande quantidade. No final da safra, quando têm início o período de queda das folhas maduras, os animais novamente voltam a consumir todas as folhas que caem ao chão embaixo da copa do imbuzeiro.
As folhas verdes do imbuzeiro apresentam teores de proteína na ordem de 18% e quando caem maduras, ainda contém até 13% de proteína, sendo uma boa alternativa deste nutriente para os animais.
Autor: Nilton de Brito Cavalcanti

Nenhum comentário: