Busca no Blog

domingo, 11 de abril de 2010

A beleza da alma de gato na caatinga do Nordeste




A foto

Nesta fotografia podemos observar uma alma de gato. A fotografia foi obtida em 11 de maio de 2004 na caatinga da comunidade de Alto do Angico no município de Petrolina, PE.

O fato

A alma de gato (Piaya cayana) é uma das belas aves da caatinga. Esta espécie é encontrada desde o México até a Argentina. No Brasil, pode ser encontrada em todas as regiões, habitando, principalmente as matas e borda de matas. A visualização desta ave é difícil porque ela sempre esta entre a folhagem. Na região Nordeste seu grito lembra um miado de gato. As aves desta espécie, normalmente utilizam o mesmo ninho colocando diversos ovos. Na caatinga os ninhos geralmente contém de 2 a 3 ovos, de cor verde azulada. Há uma diferença entre o nascimento dos filhotes e um sempre cresce mais rápido do que o outro. E o filhote maior joga o menor fora do ninho. No interior do sertão, alguns agricultores acreditam que a alma-de-gato possui um canto que atrai problemas, por isso, quando ela é encontrada, sempre é abatida. A alma de gato é insetívora, alimentado-se, principalmente de lagartas.

3 comentários:

elaineandrade disse...

eu tenho o previlegio de velas todos os dias,moro numa chacara elas tambem gostão do lugar são de uma beleza e não acredito que uma ave tão linda e inofensiva possa enfruenciar ou atrair algum mal para nos ,o que atrai o mal para nossa vida é toda a maudade que o homem tem feito para a nossa linda e maravilhosa e perseguida natureza,quando o homem ter a beleza a inocencia de uma ave como essa o nosso mundo sera justo e lindo,sacrificar aves como estas por acreditar que o seu canto possa atrair o mal é como acreditar na mula sem cabeça no saci e em outras coisas,pelo amor de deus não fasam isso.precisamos amar todos os nossos animais.

Anônimo disse...

Meu nome é Cacilda, aposentei e retornei às minhas origens em Sodrelândia, um belíssimo distrito de Trajano de Moraes-RJ. A natureza é uma surpresa a cada dia, ou mais vezes ao dia. Hoje, por volta de meio dia, surgiu um pássaro bege, tamanho médio de enorme cauda preta e branca, no pomar/jardim de onde moro. Muito lindo, chamou atenção de todos ao redor, contemplamos, fotografamos. Descobrimos que ele estava tão manso, devido ao seu almoço, infelizmente um bicho que tenho repúdio, o pé de limão estava com muitas lagartas e ele se fartou. Apesar dos rastejantes serem repugnantes, a cena foi maravilhosa, de agradecer ajoelhados.
Cacilda Monteiro Gomes

Anônimo disse...

Vi um em meu quintal ontem a tarde no pé de aroeira e realmente ele é lindo! Achei o nome interessante pois onde ele apareceu tenho vários gatos e não atraí nada de ruim.....nada criado por Deus atraí coisas ruins....só o HOMEM! Recife-PE