Busca no Blog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

É tempo de juá no Sertão de Pernambuco

As fotos

Nestas fotografias podemos observar a frutificação do juazeiro. As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE.





Os fatos

Entre as espécies da caatinga, há algumas que não perdem as folhas no período da seca, a exemplo o juazeiro (Zizyphus joazeiro Mart.). Contudo, não encontramos o juazeiro em toda a caatinga. Esta planta ocorre em maior densidade em áreas de caatinga de baixadas onde normalmente há presença de água no subsolo. Devido ao consumo das folhas mais baixas, os animais têm que ficar em posição vertical sobre as duas patas para poder alcançar as folhas. Os caprinos são verdadeiros equilibristas da caatinga quando precisam alcançar os galhos mais altos das plantas na época da seca. Os frutos do juazeiro são ricos em vitamina C. São comestíveis e muito apreciados pelos agricultores do Sertão. O juazeiro é uma das plantas da caatinga  que oferece a melhor sombra, visto que, sempre permanece com folhas. Suas folhas e ramos são consumidos pelos animais em todo o período do ano. No Sertão de Pernambuco, a caída de frutos maduros de juazeiro tem início nos meses de outubro e novembro, período em que a região enfrenta a seca e faltam alimentos para os animais.

Um comentário:

Mariana Didier disse...

Olá Nilton,

muito bonito seu trabalho e seu blog. realmente emocionante descobrir tanta diversidade desconhecida por nós mesmos nordestinos. é louvavel um trabalho assim em tempos que nao se valoriza nada os produtos do nosso sertão.
sou cozinheira recifense e atualmente moro em barcelona....tenho um projeto em conjunto com meu marido(tb cozinheiro) que se trata de resgatar os costumes e produtos da região nordeste. gostaria de entrar em contato contigo para uma futura parceria.
Parabéns pelo blog! de verdade me emocionou!
te deixo meu contato:
mamipimentel@hotmail.com
2bocasmb@gmail.com

Mariana Didier