Busca no Blog

quarta-feira, 28 de março de 2007

O imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda)

A foto

Nesta foto, podem-se observar uma planta de imbuzeiro no período de seca. No detalhe, observa-se que o capim em volta da planta esta seco, enquanto que o imbuzeiro esta com suas folhas verdes. Essa capacidade de sobrevivência em períodos de seca ocorre devido ao fato de que o imbuzeiro retira água e nutrientes de suas batatas ou xilopódios.
O fato

O imbuzeiro é uma fruteira nativa da caatinga de grande importância para região. Pertençe a Família das Anacardiaceaes, xerófila e endêmica do Semi-árido Nordestino. Seu porte pode alcançar mais de 7 m de altura com copa medindo até 22 m de diâmetro. Seu tronco é atrofiado e retorcido com diâmetro de 0,30 a 1,39 m.
Os frutos do imbuzeiro são drupas lisas ou levemente pilosas e arredondados, com peso variando de 5,5 a 130g. O fruto mais pesado atualmente foi colhido na safra de 2006 no município de Mucugé, BA. Segundo relatos dos agricultores, já foi colhido fruto com até 240 g.
A produção média de frutos de uma planta adulta, apresenta grande variação, podendo alcançat até 640 kg/ano/safra. Contudo, diversos estudos registram uma média de 300 kg/frutos/planta/ano.
As raízes do imbuzeiro são compostas de órgãos de reservas denominados xilopódios ou túberas.






Autor: Nilton de Brito Cavalcanti

Um comentário:

edivamlima disse...

Gostei do seu sitio, irmão.

Sabe quando os caçadores cavam u enorme buraco para arrancar um tutú-peba? se você tiver um foto de um destes buracos, manda prá mim, ok? gosto muito disso.
edivamlima@yahoo.com.br