Busca no Blog

terça-feira, 29 de abril de 2008

A musse de imbu


A foto
Nesta imagem podemos ver uma travessa e duas taças com musse de imbu. A fotografia foi obtida em Petrolina, PE em abril de 2008.
O fato
Entre as formas de apreciação de frutas, a utilização da polpa para produção de musse é uma das mais utilizada. De forma geral, toda musse é gostosa, principalmente por realçar muito bem o sabor natural das frutas. A musse de imbu é uma forma muito gostosa de apreciarmos esta fruta tão saborosa. A receita é semelhante ao preparo de qualquer musse, basta apenas mudar a polpa para imbu. Ingredientes:
01 lata de leite condensado.01 lata de creme de leite. 1 pacote de polpa de imbu (100 g)
Modo de preparo:
Misture a polpa congelada ao leite condensado eo creme de leite.Bata em liquidificador os ingredientes por 3 a 5 minutos.Coloque na geladeira para resfriar e sirva após 6 a 12 horas.Rendimento: 5 porções.

O sabor tradicional do imbu: a imbuzada

A foto

Nesta imagem, podemos observar dois copos e uma jarra com imbuzada. A fotografia foi obtida em um restaurante de Petrolina, PE em fevereiro de 2008.

O fato

Das receitas obtidas com o fruto do imbuzeiro, a imbuzada é a mais tradicional. De forma simples, pois basta juntar leite, açúcar e polpa de imbu. Este produto é o mais consumido e apreciado pelos habitantes da região semi-árida do Nordeste. A receita da imbuzada é simples: Ingredientes: ½ litro de leite.125 g de açúcar. 1 pacote de polpa de imbu (100 g)
Modo de preparo:
Misture a polpa congelada ao leite eao açúcar.Bata em liquidificador os ingredientes por 3 a 5 minutos e sirva.Rendimento: 7 porções.

Filé de peixe ao molho de imbu


A foto
Nesta fotografia pode-se observar um prato preparado com peixe e molho de imbu. A fotografia foi obtida em um restaurante no município de Piranhas na região de Xingó em Alagoas em abril de 2008.
O fato

O imbuzeiro é uma fruteira nativa da região semi-árida do Nordeste de grande importância sócio-econômica, principalmente para os agricultores da zona rural. São inúmeras receitas que podem ser preparadas com os derivados do imbuzeiro. Essa capacidade de utilização do fruto do imbuzeiro já havia sido demonstradas eEm 22/01/1959 pela prof. Carmélia Barbosa Régis do Distrito de Tiguara, Campo Formoso-BA, em entrevista ao Jornal Correio da Manhã, quando enumerou mais de 48 produtos obtidos do imbuzeiro. Esta nova receita é mais uma das opções para o aproveitamento do imbuzeiro. Ingredientes: 1 kg de filé de peixe, 1 limão, Sal a gosto, 200 ml de polpa de imbu, 1 cebola picada, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 colheres de margarina, 3 xícaras (chá) de leite, 2 colheres (chá) de azeite de oliva¼ lata de creme de leite. Sal a gosto. Modo de Preparo:Tempere o filé de peixe com limão, sal, e grelhe. Faça o molho refogando a cebola picada na margarina, em seguida acrescente a farinha de trigo, deixe um pouco e vá dissolvendo com o leite. Depois bata no liquidificador acrescentando a polpa de imbu. Por último para dar consistência acrescente o creme de leite. Sirva o peixe coberto com o molho. Acompanha arroz com ervilhas e legumes. Dica:Para enriquecer o sabor do arroz, você pode utilizar polpa de frutas no final do cozimento.